Para monitorar a produção de insulina pelas células beta do pâncreas, ajudando, assim, a determinar a causa da hipoglicemia. Ele também pode ser feito para determinar a produção da insulina em um paciente com diabetes, visando verificar a melhor hora para tomar a medicação oral com injeções de insulina ou com uma bomba de insulina.

O Peptídeo C é secretado juntamente com a insulina em proporções equimolares. Sua dosagem não se altera na presença de anticorpos anti-insulina, refletindo, nestes casos, a capacidade secretora das células beta de uma maneira melhor do que a dosagem de insulina.

Seu resultado pode estar elevado em insulinomas e diabetes tipo II. Baixas concentrações acontecem em diabetes tipo I e na administração de insulina exógena. Seus níveis encontram-se aumentados na insuficiência renal.

Sempre que for realizar seus exames no laboratório, lembre de levar anotado todos os medicamentos em uso, assim como qualquer suplemento. Assim, o laboratório pode verificar nos exames, a influência dos medicamentos que podem alterar os resultados causando, inclusive, erros de interpretação dos resultados pelo médico.

Você sabia que sua glicose pode estar elevada simplesmente pelo uso de anti-inflamatórios e corticoides? Que simplesmente o uso contínuo de uma vitamina C também pode elevar sua glicemia? Que o suplemento que contém biotina pode alterar os exames tireoidianos sem, na verdade, você ter nada? Os contraceptivos orais elevam os lipídios: colesterol e triglicérides.

Não esqueça, informe no laboratório sempre que for realizar exames e evite erros analíticos e pós-analíticos (interpretação dos resultados) os medicamentos que faz uso.

Todo resultado que apresente não conformidade com a clínica, deve-se
investigar uso de medicamentos e suplementos. Os resultados laboratoriais podem sofrer influência fisiológica, patológica, medicamentosa e muito mais. A interpretação correta dos exames depende da avaliação global do paciente.

O exame de Microalbuminúria é indicado para triagem de um possível distúrbio renal ou por lesão renal inicial em pacientes com diabetes.

É realizado através de uma amostra de urina recente . Não é preciso nenhum tipo de preparo para sua realização e o mesmo pode se tornar um exame anual de rotina, após o diagnóstico da diabetes ou hipertensão arterial.

Com um controle melhor da glicemia e da pressão arterial, a evolução da doença renal em diabéticos pode ser retardada ou até mesmo evitada.

Aumentos moderados da microalbuminúria indicam que a pessoa está em um estágio muito inicial da doença renal, níveis mais elevados indicam formas mais graves da mesma e níveis normais indicam função renal normal.

A anemia falciforme é uma doença hereditária caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, fazendo com que fiquem parecidos com uma foice (falciforme). Quando os glóbulos vermelhemos têm sua membrana alterada, rompem-se mais facilmente e, por isso, podem causam anemia e icterícia devido a hemólise das hemácias.

A doença é mais comum em indivíduos com a pele negra, o que representa, no Brasil, cerca de 8% da população de negros. Porém, também pode ocorrer em indivíduos de pele branca ou parda, devido à miscigenação. 
Os principais sintomas são: 
- Dor forte provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos;
- Dores articulares;
- Fadiga intensa;
- Palidez e icterícia;
- Feridas nas pernas;
- Tendência a infecções;
- Cálculos biliares;
- Problemas neurológicos, cardiovasculares, pulmonares e renais.
Seu diagnóstico pode ocorrer quando a criança nasce, através da presença da hemoglobina S no teste do pezinho, ou em adultos, pela eletroforese de hemoglobina.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas mais frequentes são: febre acima de 38º C (de 4 a 7 dias), manchas na pele (a partir do 4º dia), dores nos músculos, dores nas articulações, discrasia hemorrágica e dor de cabeça. Os sintomas mais raros, mas que ainda podem ocorrer, são: edema da articulação, conjuntivite, coceira, hipertrofia ganglionar e acometimento neurológico.

Em casos mais graves, o paciente pode desenvolver complicações neurológicas, cardio respiratórias, insuficiência hepática, hemorragias digestivas e derrame plural.

O diagnóstico pode ser realizado através de exames laboratoriais, como o hemograma, NS1 (2º e 3º dia dos sintomas) e sorologia IgG e IgM (a partir do 6º dia de sintomas).

Obs: IgM dá positivo até o 10º à 13º dia dos sintomas. IgG dá positivo após 13º dia dos sintomas.

O Teste do Pezinho é um exame laboratorial que tem o objetivo de pesquisar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que podem vir a causar lesões irreversíveis no bebê. 

O Teste do Pezinho Master do Laboratório Ivan Cavalcanti, é o mais completo e pode identificar cerca de 30 distúrbios diferentes, como: Fenilcetonúria e outras Aminoacidopatias, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Deficiência Biotinidase, Toxoplasmose Congênita, Citomegalovirose Congênita, Sífilis Congênita, Deficiência da MCAD, Acidemias Orgânicas e Amnoacidopatias (Tandem), Imunodeficiências Combinada Grave (Scid), Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita, Galactosemia, Deficiência da G6PD, Doença de Chagas Congênita, Rubéola Congênita, AIDS, Surdez Congênita de origem genética.

Cuide da saúde do seu bebê! Faça o teste do pezinho master em nosso laboratório.

Pagina 1 de 6

Para que serve o Exame Peptídeo C?

Para monitorar a produção de insulina pelas células beta do pâncreas, ajudando, assim, a determinar [ ... ]

Interferência medicamentosa e de suplementos nutricionais nos exames laboratoriais.

Sempre que for realizar seus exames no laboratório, lembre de levar anotado todos os medicamentos em [ ... ]

Microalbuminúria Por que fazer exame?

O exame de Microalbuminúria é indicado para triagem de um possível distúrbio renal ou por lesão renal [ ... ]

(83) 9. 9315.1500 (83) 3531.4484 Dúvidas e Orçamentos das 06h às 12h e das 14h às 17h30min

  

© Laboratório de Análises Clínicas Dr. Ivan Cavalcanti - Cajazeiras/PB - Todos os direitos reservados.

RESULTADOS DE EXAMES