O Outubro Rosa nos leva uma importante mensagem sobre prevenção e diagnostico precoce. Uma mulher prevenida, que cuida da saúde e frequenta o médico com periodicidade, tem mais chances de ter uma vida longa e saudável ao lado das pessoas que ama. O cenário pode ser positivo: quando diagnosticado precocemente e em estágios iniciais, a chance de cura sobre para 97%.
Para auxiliar na detecção precoce do câncer de mama, o médico pode solicitar a realização de:
– Mamografia, caracterizada como um raio-X que avalia a presença de lesões na mama antes mesmo de apresentar qualquer sintoma de câncer. Dependendo da avaliação médica, este exame deve ser realizado pelo menos a cada 2 anos a partir dos 40 anos e a cada 1 ano se tiver histórico familiar de 1ª grau.
– Exames laboratoriais, como é o caso dos “marcadores tumorais”, sendo que os mais comuns para detectar o câncer da mama incluem: CA 15.3 e CEA, bem como o teste genético BRCA1 e BRCA2 e a citologia mamária.
Ficar atento a alterações na mama também pode salvar a sua vida, por isso realize, mensalmente, o autoexame da mama, crucial para a identificação precoce de qualquer sintoma