Quando uma doença é diagnosticada precocemente, há chances maiores de cura. Para os homens, o câncer de próstata é o mais falado, até mesmo por ser o segundo mais frequente, segundo o Inca, todavia você precisa saber quais são as outras complicações urológicas. Como:
Hiperplasia benigna da próstata: é o aumento da próstata. Geralmente, atinge a partir dos 40 anos. Pode causar obstrução da uretra, que prejudica a vida sexual e o dia a dia do indivíduo. Pode ser tratada com medicamentos e/ou cirurgia.
Prostatite: processo inflamatório ou infeccioso na próstata. Interfere no funcionamento do órgão e impacta no funcionamento do trato urinário. São tratadas com antibióticos.
Bexiga hiperativa:
caracterizada por Problemas de micção, como a urgência em fazer xixi. A partir dos 50 anos pode desenvolver, mas é mais comum depois dos 75 anos de idade.
Câncer de próstata, é o tumor maligno mais comum nos homens, principalmente após os 60 anos. Normalmente assintomático, pode ser diagnosticado precocemente através de exames preventivos.
Por isso, consulte seu médico e faça exames, como o de toque, testes sanguíneos como o Antígeno Prostático Específico (PSA) e o Índice de Saúde Prostática (PHI) para auxiliarem na detecção e monitoramento da saúde da próstata.