A Calprotectina fecal é um bom marcador de infecção intestinal

CalprotectinaA calprotectina é uma proteína encontrada nos grânulos citoplasmáticos dos neutrófilos. Concentrações elevadas de calprotectina nas fezes são observadas nas doenças inflamatórias intestinais (DII), como Doença de Chron e retocolite ulcerativa.

Níveis elevados de calprotectina também são observados em doenças infecciosas e neoplásicas do intestino. Por sua vez, as doenças funcionais do intestino, como síndrome do intestino irritável (SII), cursam com níveis normais e calprotectina.

A quantificação dos níveis de calprotectina nas fezes é um exame útil para diferenciar pacientes com DII de pacientes com SII. Pacietes com DII apresentação concentração significativamente elevada de calprotectina nas fezes, enquanto pacientes cm SII apresentam concentrações normais. Resultados de calprotectina acima de 200ug/g de fezes indicam doença inflamatória intestinal em atividade.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email
plugins premium WordPress

Obrigado! pela sua colaboração.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis. Nossa Políticas de Privacidade.

Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm